Senna Museu
A Zeetude História desenvolveu um museu virtual contando a história do maior piloto de formula 1 de todos os tempos, Ayrton Senna da Silva


Em parceria com a marca Senna, criamos temas e artes espalhadas pelo site da Zeetude em homenagem ao Senna, explora lá depois 😄
O Início
"Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."
Ayrton Senna
Nascido em São Paulo no dia 21 de março de 1960, Ayrton Senna da Silva foi um piloto da Formula 1, sendo considerado por todos o maior da história.


Senna é filho de Neide Senna e Milton Teodoro Guirado da Silva, que tiveram mais dois filhos Viviane Senna, atual presidente do Instituto Ayrton Senna e Bruno Senna, ex-piloto de formula 1 entre 2010 e 2012.
Os primeiros passos


"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si."
Ayrton Senna
Sua carreira começou cedo, aos 4 anos de idade ganhou seu primeiro kart, feito pelo seu pai. Aos 7 anos sem participar de competições ganhou seu primeiro kart profissional. Com 11 anos pilotou sua primeira volta em um circuito de kart na chuva.
Em 1973 fez sua primeira corrida do kart e um ano depois conquistou seu primeiro campeonato, o Campeonato Paulista de Kart e três anos depois ganhou novamente.
No kart além de ser campeão sul-americano em 1977 e 1980, Senna foi tricampeão brasileiro, ganhando em 1978, 1979 e 1980
Participou, entre 1978 e 1982 do campeonato mundial de kart e apesar de não ganhar, conheceu o seu maior rival, Terry Fullerton.
Fórmula Ford


"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além."
Ayrton Senna
Em 1980 tomou uma de suas decisões mais importantes, para continuar no automobilismo saiu da empresa de seu pai e foi para a Inglaterra competir em grandes campeonatos.
Em 1981 entrou para a Fórmula 600, pela equipe Van Diemen Racing, ganhando quase todas as corridas e o campeonato.
Sem patrocínio para continuar na equipe, Senna decide voltar para o Brasil. Quando estava no trabalho recebeu uma ligação de Ralph Firman, chefe da equipe Van Diemen, convidando ele para competir na categoria da Fórmula Ford 2000. Senna venceu 13 corridas e perdeu somente 2, sendo o campeão da categoria no primeiro ano.
Fórmula 3


"Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não."
Ayrton Senna
A Fórmula 3 era, na época, a entrada para a tão sonhada Fórmula 1. O irlândes Eddie Jordan o convidou para testar o carro, sendo mais rápido que o titular da equipe.
Em 1982 pela West Surrey Racing, correu pela primeira vez na fórmula 3 fazendo a pole position e a volta mais rápido., com isso assinou seu contrato para a próxima temporada.
Ganhou o campeonato em 1983 disputando com o inglês Martin Brundle.
Fórmula 1: Começo


"Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha o título. Eu quero ir além disso."
Ayrton Senna
Segundo Senna: “Era melhor assinar com a Toleman do que me aposentar no automobilismo”.
Em sua primeira temporada terminou com 13 pontos em 9° posição na tabela. Sua melhor corrida foi em Monaco, onde ficou em segundo lugar e mostrou para todos sua habilidade na chuva.
Toleman


Fórmula 1: Primeira vitória


"Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha o título. Eu quero ir além disso."
Ayrton Senna
Depois de um ano na Toleman, os deixou e foi para a Lotus, onde correu por três anos.
21 de abril de 1985: A primeira vitória de Senna na Fórmula 1. A corrida foi em Portugal e estava chovendo, tendo a corrida interrompida com apenas 9 pilotos na pista.
Lotus
Conseguiu 6 vitórias pela Lotus, sendo em Portugal e Bélgica (1985), Espanha e Estados Unidos (1986), Mônaco e novamente nos Estados Unidos (1987).


Fórmula 1: Mundial


"Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não."
Ayrton Senna
A equipe com o melhor carro da Fórmula 1, McLaren era o caminho certo para a vitória, só precisava de um bom piloto e esse piloto era Ayrton Senna.
A equipe contava com o bicampeão e um dos maiores rivais de Senna, o francês Alan Prost. Em 1989 a relação entre os dois pilotos se tornou instável, por Prost achar que o chefe da equipe Ron Dennis tinha um favoritismo pelo piloto brasileiro e por isso mudou para a Ferrari. No seu lugar entrou o austríaco Gerhard Berger, que se tornou o melhor amigo de Senna na Fórmula 1.
McLaren


Mundiais
30 de outubro de 1988: O primeiro mundial


30 de outubro de 1988: O primeiro mundial


30 de outubro de 1988: O primeiro mundial

